domingo, 31 de julho de 2016

ÉTICA e LIBERDADE

ÉTICA e LIBERDADE

"O homem é uma interseção entre dois mundos: o real e o ideal. Pela liberdade humana, os valores do mundo ideal podem atuar sobre o mundo real." Hartmann


   Com recorrência muitos julgam o campo da ética ao crivo da normalização, das leis e regras. De modo geral, tal perspectiva, filosoficamente falando estaria atrelada á moral. Em filosofia, ética e moral são conceitos distintos. Poderíamos pensar a ética como o "por que" de uma ação, enquanto à moral, restaria dizer se esta ação esta de acordo ou não com determinada regra, lei.
    Em que mediada a ética exige liberdade? Na medida em que a liberdade é sua base. Não existe ética sem razão, sem racionalidade, assim como, a ética por si é algo caracteristicamente humano. Assim sendo, optar por determinado modo de ação, buscar agir de modo ético, não é seguir uma lei, antes disso, é a capacidade humana de sentir-se livre por escolher e fazer - o que desemboca na responsabilidade.
   
O exercício ético pressupõe o uso da razão e da liberdade, é por meio deste campo que envolve pensar e fazer que o homem transcende o que há em si de animalesco e destina-se a um "ser mais". A ética consiste, portanto, no fazer-se humano em transcendência a si buscando o bem e a justiça.

                                                                                           Bruno Fleck, 31/07/16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário