terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Advento



                                              ADVENTO


Com toda a Igreja damos inicio ao tempo do Advento[1], o primeiro do Ano Litúrgico, fazendo memória do mistério de Cristo no tempo, Ele que é o mesmo, ontem, hoje e sempre (Hb 13,8). Podemos dizer que o tempo do Advento possui uma dupla característica: primeiramente, a de preparar e anunciar a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, o Verbo encarnado, por meio do Natal; depois, como consequência, a de um tempo de preparação, já num sentido escatológico[2],  ou seja, tendo em vista a segunda vinda do Cristo (parusia), no fim dos tempos. Isto é bem visível no prefácio do advento I, a dupla vinda de Cristo: Revestido da nossa fragilidade, ele veio a primeira vez para realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos o caminho da salvação. Revestido de sua glória, ele virá uma segunda vez para conceder-nos em plenitude os bens prometidos que hoje, vigilantes, esperamos[3].
Ao longo de quatro semanas esperamos com solicitude e vigilância a vinda do Salvador. Neste período emergem algumas figuras bíblicas de destaque: Isaias, onde é notável em sua profecia, mais do que nas demais um grande eco, um anúncio de esperança para o povo de Deus; João Batista, o último dos profetas, encontramos na sua pessoa o espírito do advento, ele é o sinal da intervenção de Deus em favor do seu povo, o precursor do Messias, aquele que prepara os caminhos para a vinda do filho do Salvador; por fim, Nossa Senhora, a Mãe do Salvador. Maria é a grande cooperadora no mistério da redenção, invocada biblicamente como a Filha de Sião, a Igreja recorda a sua divina maternidade, unindo o Salvador ao gênero humano.
A teologia do Advento nos fornece um conteúdo riquíssimo considerando a dimensão histórica da salvação pelo mistério da vinda do Senhor. Deus quis salvar o seu povo manifestando-se em Jesus Cristo. O Advento nos recorda que a história é o lugar do agir das promessas de Deus, todos somos herdeiros da salvação (Hb, 1, 14). Evidencia o profeta Isaias que Deus é fiel, a nós, às suas promessas. Cabe, portanto, a nós cristãos vivenciarmos o Advento como um tempo de muita alegria e vigilância, é tempo também de esperança e de graça, que só acontecem quando nos voltamos para o Senhor, ou seja, quando temos em nós também o apelo de constante de conversão.
 “O Deus do advento é aquele que aterra os vales, aplaina as montanhas, faz com que o deserto floresça, coloca juntos o leão e o cordeiro, transforma as armas em foices. Nada é impossível para Deus. O Deus que entra com o seu Advento somente nos corações pobres e disponíveis é, ao mesmo tempo, o Deus protetor da causa dos pobres e dos oprimidos.”[4]
Por Bruno Fleck



[1] Advento, do latim: adventus: chegada; no vocabulário antigo pagão: acontecimento.
[2] Do grego Escaton: Fim, conclusão, término.
[3] Missal Romano, p.406.
[4] BERGAMINI, Augusto. Cristo Festa da Igreja: história, teologia, espiritualidade e pastoral do ano litúrgico. São Paulo: Paulinas, 1994, p.188. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário